Almar mantém o compromisso com a sustentabilidade

Almar mantém o compromisso com a sustentabilidade
Tivoli, Vilamoura.

Sponsored Content: Almar Consulting

Durante este tempo, conseguiu superar as diferentes situações económicas adversas que surgiram no ambiente nacional e internacional, mantendo um crescimento constante tanto em volume de negócios como na equipa. A nossa presença em toda a Espanha reflete-se nos nove escritórios em funcionamento, bem como na consolidação da delegação em Portugal, criada em 2021. «A internacionalização da nossa empresa para o mercado português foi motivada pela necessidade dos nossos clientes em Espanha que investem em Portugal em poderem contar com a nossa experiência local», afirma o sócio da Almar em Portugal, Pedro Miguel de Oliveira.

Durante estes três anos no mercado português, que avalia de forma muito positiva, a Almar alcançou um crescimento de 14% em 2023 graças ao trabalho desenvolvido em áreas como a execução e gestão de projetos e, claro, na área da sustentabilidade e eficiência energética. Em Portugal, a Almar Consulting tem uma forte presença nos setores da hotelaria, ginásios e retalho. Para além do desenvolvimento de projetos, gestão e acompanhamento de projetos, a empresa destaca-se também pelo apoio prestado a vários hotéis na obtenção da muito boa certificação BREEAM.

A Almar auxilia as empresas no processo de certificação e a analisar investimentos em soluções de energias renováveis e equipamentos capazes de otimizar o desempenho energético dos seus ativos imobiliários

No portfólio de trabalhos desenvolvimentos pela Almar Consulting em Portugal, a empresa destaca, entre outros, a remodelação do Hotel Tivoli Vilamoura no Algarve, onde os quartos do hotel, o restaurante principal, o bar, o lobby, a piscina e os jardins foram totalmente remodelados com o objetivo de tornar o hotel mais eficiente; a intervenção em vários ginásios Fitness Hut, onde está a apostar na aplicação de sistemas mais eficientes que permitem a poupança de custos energéticos.

Atualmente, a Almar está também a desenvolver um projeto para um hotel de 5 estrelas no centro de Lisboa, que tem como objetivo a obtenção da certificação BREEAM com a classificação muito bom. Para tal, o projeto apostará na sustentabilidade a nível ambiental e social, contando com soluções hídricas inovadoras e onde, por exemplo, já não será instalado gás. A equipa em Portugal é constituída inteiramente por profissionais portugueses, que altamente qualificados e especializados nos serviços que a Almar Consulting presta aos seus clientes. Sendo uma empresa de média dimensão, a empresa desenvolve uma relação de proximidade e confiança aos clientes que é praticamente impossível de conseguir em empresas multinacionais.

Mundo financeiro «obriga» a certificar a sustentabilidade

Nas palavras de Borja López, Diretor de Sustentabilidade e Eficiência Energética da Almar Consulting, «a sustentabilidade veio para ficar e tem sido implementada no setor imobiliário a uma velocidade vertiginosa, favorecida pelas exigências das instituições financeiras, fundos de investimento e reguladores». Com os chamados empréstimos verdes, os bancos estão a exigir menos requisitos para um investimento com certificação BREEAM ou LEED. É o mundo financeiro que nos obriga a certificar a sustentabilidade dos ativos imobiliários, primeiro os escritórios, depois o setor residencial de construção nova e agora está a chegar a segunda mão.

Todas as empresas querem ser reconhecidas em termos de sustentabilidade. Partindo desta premissa, a Almar estabeleceu como objetivo ajudar as empresas não só a obter a certificação (instrumento fundamental para conseguir uma redução do consumo e das emissões de CO2), mas também a analisar os investimentos em soluções de energias renováveis ou em equipamentos que possam otimizar o desempenho energético dos seus ativos. Isto representa, sem dúvida, uma mais-valia para estas empresas no mercado imobiliário, uma vez que a integração de critérios de sustentabilidade não só beneficia o ambiente e a saúde dos futuros ocupantes, como também pode gerar vantagens económicas e melhorar a imagem dos projetos imobiliários.

Ainda há um longo caminho a percorrer em Portugal

No que diz respeito à situação atual em Portugal, ainda há um longo caminho a percorrer em termos de sustentabilidade, pois a consciência que investir neste campo não é um custo adicional, mas sim uma mais-valia futura para os ativos do mercado imobiliário, tem de mudar desde já. A diferença entre os diferentes segmentos é clara: no caso do setor terciário (hotéis, escritórios e logística), há um interesse crescente em obter certificações. No entanto, o setor residencial está muito pouco desenvolvido em termos de sustentabilidade e eficiência energética devido ao facto de grande parte do parque habitacional pertencer a proprietários privados que não dispõem de recursos para investir em sistemas de energias renováveis e não têm interesse em fazê-lo. A sustentabilidade é um caminho que todos teremos de percorrer e a Almar Consulting, encontra-se comprometida a trazer consciência e uma mudança de paradigma relativamente à sustentabilidade em Portugal